Foi ordenado na noite de sábado, 26 de agosto, na Diocese de Garanhuns – PE, Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, nomeado há dois meses pelo Papa Francisco como novo bispo da Diocese de Campo Maior – PI.

A cerimônia religiosa aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde ele estava atuando como pároco e foi presidida por Dom Antônio Muniz Fernandes, arcebispo de Maceió Alagoas, contando com a presença de bispos, administradores, presbíteros, autoridades, religiosos e religiosas, familiares e amigos de Dom Francisco de Assis.

Após a homilia, Monsenhor Francisco foi interrogado por Dom Antônio Muniz, Ordenante, diante do povo, quanto à fé e sua futura missão. Pela imposição das mãos e a Oração de Ordenação foi conferido ao eleito o dom do Espírito Santo para o múnus de bispo. Em seguida, houve a imposição do livro dos Evangelhos sobre a sua cabeça e a entrega do livro em suas mãos, manifestando que o principal ministério do Bispo é a pregação fiel da palavra de Deus.

Continuando a cerimônia, foi ungida a sua cabeça, significando a sua participação peculiar no sacerdócio de Cristo; entregue o anel, que significa a fidelidade do Bispo para com a Igreja, esposa de Deus; a imposição da mitra, consistindo na incessante procura da santidade; e com a entrega do báculo pastoral, lhe foi dado múnus de “governar” a Igreja que lhe é confiada.

Por fim, pelo ósculo da paz dado pelo bispo ordenante e demais bispos, Dom Francisco de Assis foi aceito no Colégio dos Bispos.

Agora a Província Eclesiástica do Piauí está completa, faltando apenas à oficialização da posse de Dom Francisco de Assis que já está marcada para o dia 30 de setembro. Acolhendo o mais novo membro do episcopado brasileiro e integrante da província eclesiástica do Regional Nordeste IV, que compreende o estado do Piauí, o bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva e o bispo emérito, Dom Alfredo Schaffler, participaram da cerimônia. “Era grande a nossa expectativa para suprir essa necessidade do regional, nós fomos um dos regionais que ficamos sem o episcopado completo com três dioceses vacantes e agora se completa esse quadro que vai certamente dá a cada um de nós mais alegria”, disse Dom Plínio.

Sobre a nova missão, Dom Francisco de Assis ressaltou que o sentimento do momento é de confiança e alegria “…alegria porque o episcopado é dom de Deus e confiança porque Deus convoca, mas dá a força para assumirmos a missão”, disse.

A cerimônia religiosa foi transmitida, ao vivo, pela Rádio Educativa de Picos Cultura FM.

Veja aqui, todas as fotos!

dp15.com/ Cultura FM