Em forma de acolhimento ao novo membro da Província Eclesiástica do Piauí, o bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, participou na noite dessa segunda-feira, 20 de março, da Ordenação Episcopal do novo bispo da Diocese de Oeiras – PI, Dom Edilson Soares Nobre.

A cerimônia religiosa aconteceu às 17 horas na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação na Arquidiocese de Natal – Rio Grande de Norte, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha, com a presença de 19 bispos dos regionais II, III e IV da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, administrador, presbíteros, religiosos e religiosas, familiares e amigos de Dom Edilson Soares.

O rito da ordenação episcopal iniciou-se com o canto do Veni, Creator Spiritus. Enquanto a comunidade cantava, o eleito foi acompanhando por seus presbíteros assistentes até o Ordenante principal, a quem fez uma reverencia.

Após a homilia, Monsenhor Edilson foi interrogado por Dom Jaime, Ordenante, diante do povo, quanto à fé e sua futura missão. Pela imposição das mãos e a Oração de Ordenação foi conferido ao eleito o dom do Espírito Santo para o múnus de bispo.  Em seguida, houve a imposição do livro dos Evangelhos sobre a cabeça de Dom Edilson e a entrega do livro nas suas mãos, manifestando que o principal ministério do Bispo é a pregação fiel da palavra de Deus.

Continuando a cerimônia, foi ungida a sua cabeça, significando a sua participação peculiar no sacerdócio de Cristo; entregue o anel, que significa a fidelidade do Bispo para com a Igreja, esposa de Deus; a imposição da mitra, consistindo na incessante procura da santidade; e com a entrega do báculo pastoral, lhe foi dado múnus de “governar” a Igreja que lhe é confiada.

Por fim, pelo ósculo da paz dado pelo bispo ordenante e demais bispos, Dom Edilson foi aceito no Colégio dos Bispos.

Para dom Edilson, o momento é de eclesialidade “Quero agradecer muito a Deus por este momento, ao povo de Oeiras que mesmo ainda não me conhecendo vieram ver o seu pastor sendo sagrado bispo. É muito forte sentir a alegria e acolhida deles pela missão que estou recebendo, que não foi uma escolha minha, mas do Papa Francisco. Então tudo isso é maravilho na nossa Igreja e meu coração está repleto de alegria”.

Sobre a sua integração a província eclesiástica do Piauí, Dom Edilson disse “Vou de coração aberto, desejoso de integrar o colégio episcopal, porque não existe Igreja quando não há o compromisso de trabalhar na colegialidade e quero colaborar com aquilo que for possível, dentro das minhas possibilidades, me unido com todos os bispos que já estão lá para o bem da Igreja”, concluiu.

A posse de Dom Edilson na Diocese de Oeiras, capital da fé, está marcada para o dia 01 de abril, a partir das 16 horas. Veja aqui todas as fotos da cerimônia.

Jornalista Cleuma Silva/ Dp15.com/ Cultura FM