A Paróquia São José Operário que tem a frente dos trabalhos pastorais o Padre Adalto Vieira dos Santos Filho, realizou na noite desse domingo dia 02 de abril, a apresentação dos integrantes do Conselho de Pastoral Paroquial e dos Conselhos de Pastoral Comunitários. Os conselheiros que tem um mandato de 04 anos foram apresentados durante a Santa Missa presidida pelo bispo Diocesano Dom Plínio José Luz da Silva.

Estiveram presentes a seguintes comunidades: Morada Nova, Chapadinha, Queimada da Ema, Nossa Senhora da Saúde, Gameleira dos Galdinos, Bocolô, Curralinhos, Carnaíbas, Estrivaria, Angico Torto, Morro da Macambira, Chapada do Mocambo, Junco dos Monteiros, Pirco dos Nogueiras, Três Potes, Lagoa Comprida, Umari, Tanque, Malhada Grande, Coroatá, Baixio de Ipueiras, Mirolãndia, Lagoa dos Félix, Cristovinho, Morada do Sol e Bairro Ipueiras.  

Durante a homilia, Dom Plínio destacou a importância dos conselhos comunitários, para o crescimento da ação pastoral nas comunidades e ao mesmo tempo, como pede a Igreja, uma conversão pastoral. Dom Plínio lembrou que “a experiência de criar uma equipe para orientar e acompanhar a comunidade foi vivenciada pelo próprio Cristo, quando escolheu os discípulos”. Ele sugeriu ainda, que “cada comunidade ao convidar outra no período do festejo, deve propor que a comunidade convidada partilhe um pouco das suas ações, sejam elas pastorais – com a criação e animação dos grupos – ou mesmo estrutural – como construção ou reforma de igreja, de capela”.

De acordo com o Pe. Adalto Filho, a proposta de criação dos conselhos foi acolhida pelos seus paroquianos com muita alegria. Ele recorda que os encontros em preparação para este momento vinham acontecendo desde o ano passado. “Com esta celebração, a gente percebe que não foi um trabalho feito de uma hora pra outra. houve toda uma articulação e contato com pessoas que pudessem fazer parte dos conselhos e nos ajudar na ação pastoral da Igreja”, afirma.

Acompanhe a matéria em ÁUDIO

Daniel Jorge/ Cultura FM