O Instituto Federal do Piauí (IFPI) irá sediar, pelo quarto ano consecutivo, a etapa piauiense do Global Game Jam. Este é o maior evento de criação de jogos do mundo e acontecerá de 20 a 22 de janeiro, simultaneamente, em diversos países. A novidade é que, neste ano, o Piauí terá duas sedes oficiais: os campi Teresina Central e Picos do IFPI.

Durante 48 horas, profissionais e estudantes de tecnologia, além de artistas, músicos, designers, e outros interessados em desenvolvimento de jogos estarão reunidos para produzir, em grupos, um jogo a partir de um tema fornecido no início do evento. Em Teresina, a coordenação do evento é do professor Marcelino Almeida. Já em Picos, o professor Jader Abreu é o responsável por coordenar o Global Game Jam.

De acordo com Marcelino Almeida, o evento é utilizado mundialmente pelas grandes empresas do segmento como instrumento para descobrir tendências e profissionais com portfólios interessantes. "Segundo os dados disponíveis da última edição do Global Game Jam, o evento mobilizou milhares equipes em 600 diferentes locais, distribuídos por 93 países, que em apenas um fim de semana criaram um total de 6.866 novos games", relata Marcelino.

Confira as páginas eletrônicas das duas sedes:

THE Game Jam

Picos Game Jam

Assessoria IFPI/ Cultura FM