Atendendo convocação feita pelo padre Edivaldo dos Santos Silva, pároco da Paróquia São Sebastião em Patos Piauí, a equipe que compõe a Comissão Diocesana da Pastoral Familiar de Picos, realizou na noite de sexta feira dia 21 de abril, o primeiro encontro com o propósito de implantar a Pastoral Familiar. Devido ao número expressivo de famílias que compareceu, o encontro foi realizado no pátio da igreja. Estiveram presentes agentes dos municípios de Patos e Jacobina do Piauí, ambos pertencentes à referida Paróquia.

As atividades iniciaram as 19:30hs, com cantos de acolhida, em seguida uma fala do Padre Edivaldo e apresentação da equipe, depois oração inicial e apresentação da primeira palestra conduzida pelo casal coordenador da Pastoral Familiar Diocesana Gleison e Yonara. Durante a palestra os participantes tiveram a oportunidade de compreenderem melhor: o que é a Pastoral Familiar? Qual o objetivo geral e específico da Pastoral Familiar? Como está organizada a Pastoral Familiar? Quem é convocado a ajudar a Pastoral Familiar? Como ser um agente da Pastoral Familiar? E os documentos que fundamental a atuação da Pastoral Familiar junto às paróquias e comunidades.

No segundo momento, foi apresentado aos agentes e a comunidade presente, os 08 temas que compõe o Guia de Implantação da Pastoral Familiar. Essa palestra foi conduzida pelo casal assessor de formação da equipe Diocesana, Daniel Jorge e Maria Sátira. Em seguida foram feitos os encaminhamentos com a formação de equipes para coordenar junto com o padre o estudo do Guia de Implantação, tanto em Patos como em Jacobina Piauí. As duas equipes irão seguir com os estudos até dezembro de 2017, e no dia 28 de janeiro de 2018, a Comissão Diocesana retorna a Paróquia São Sebastião para um encontro de avaliação e de oficializar a implantação da Pastoral Familiar nos dois municípios.

PATOS PIAUÍ

  1. Ivanildo e Valdirene
  2. Jardel carvalho e Maria José
  3. Francisco e Crisandina
  4. José Filho e Maria das Graças
  5. Wilson e Eliane

 

JACOBINA PIAUÍ

  1. Zé e Betinha
  2. Josiran e Rosirene
  3. Erivan e Cleide
  4. Vavá e Erlannia
  5. Eltin e Teresinha

 

De acordo com o Pe. Edivaldo as expectativas com relação ao encontro foram superadas. Ele ressaltou que a decisão em implantar a Pastoral Familiar na paroquia foi tomada na Assembleia Paroquial de Pastoral que aconteceu no início deste ano. “Essas equipes que foram formadas para conduzir esses estudos, representam um marco para nossa Paróquia. É sem dúvida um passo significativo dos muitos que temos o desejo de fomentar em nossa comunidade paroquial. Confiamos a graça de Deus por meio do Espírito Santo, que possa conduzir nossos estudos para implantar a Pastoral Familiar em nossa Paróquia”, afirma o sacerdote.

Para Yonara, o encontro representou a concretização dos encaminhamentos feitos na Assembleia Diocesana da Pastoral Familiar, realizada no dia 18 de março de 2017. “Esse foi o primeiro passo dado aqui na paróquia São Sebastião. Ficamos maravilhados com o número de pessoas que compareceu ao encontro e com as equipes que disseram sim a esse propósito”, afirma.  

Representaram a Comissão Diocesana da Pastoral Familiar nessa formação os seguintes casais: Gleison e Yonara - Coordenador, Wilson e Wayra – Vice-coordenador, Zico e Neguinha – Casos Especiais, Toizinho e Maria – secretário e Daniel Jorge e Maria Sátira – assessor de formação. O próximo compromisso da equipe já está confirmado para sábado dia 29 de abril, às 15:00hs na Paróquia Imaculado Coração de Maria em Francisco Santos, atendendo a convocação do Padre Marcos Roberto.

Daniel Jorge/ Cultura FM